sábado, 24 de setembro de 2011

Moral da História

Estou em choque... boquiaberta que nem sei por onde começar a me expressar.... quando vi a matéria que está sendo veiculada na mídia no momento, do garoto de 10 anos que atirou na professora e depois suicidou-se com a arma do pai, não acreditei...
O pior são os comentários que os veículos de comunicação fazem a respeito do assunto... ouvi em um jornal que estimo muito, mas me decepcionou, que  escola tem que assumir o papel de tratar e identificar os "surtos" que os alunos tem, ou seja, além de sermos professores temos de ser também terapeutas....
Fico imaginando o que levou um menino a tomar esta atitude... falam que ele sofria de Bullyng, mas quem não sofre?  Ouvi também que a escola e os pais não prestaram atenção na criança e por isso não identificaram que ela estava passando por alguma crise... tudo bem, até concordo com esta possibilidade, mas o que fazer diante de uma situação destas?
Fico pensando, pensando e não consigo achar uma lógica.... Este já não é o primeiro caso polemico, temos o de Embu, Realengo entre outros que não chegam ao nosso conhecimento, então me pergunto, de quem é a responsabilidade?!
Parece que estamos em um jogo onde a culpa é minha então eu jogo pra quem eu quiser....
Posso estar equivocada, mas acredito que todos somos culpados, hoje estamos preocupados em salvar o planeta, mas não ligamos para o nosso cotidiano, esses dias ouvi o *Pondé falar algo em uma entrevista que se encaixa perfeitamente, "Ama a humanidade, mas detesta seu semelhante".  Estamos TÃO preocupados com uma serie de questões do "politicamente correto" que não conseguimos interferir no que é relevante ao nosso cotiano, que talvez seria a forma mais sensata de melhorarmos o futuro.
Na boa, não acredito que uma criança pense "ah, hoje não estou legal então vou matar alguém e me matar", provavelmente esta criança deve ter apresentado alguns sinais de que tinha algum problema... Onde este pai estava com a cabeça de ter uma arma em casa acessível para seus filhos?... Li em jornal de grande circulação vários comentários, do tipo coitadinho dos pais, a culpa é da escola.... peraí... culpa da escola.... A culpa é de todos aqueles que ao invés de colocarem limites no(s) seu(s) filho(s), acham bonitinho eles faltarem com respeito, é daqueles que compram o respeito dos filhos com um tenis novo, respeito que dura menos que o tenis, é daqueles que jogam a responsabilidade da educação dos seus filhos para terceiros, quartos, quintos...
Acho que está faltando assumir que somos responsáveis pela construção moral do sujeito, caso contrário, significa que não sabemos bem o que queremos para o mundo que "vamos salvar"!

6 comentários:

Tatiane disse...

Concordo com vc Veri, a facilidade encontrada pelo seu humano de lançar culpa para todos os lados é incrível, nesse momento tem que se investigar sim oque aconteceu para q uma criança de 10 anos atire na professora e depois se suicide, mas lançar culpa não vai resolver e nem retroceder o ocorrido, culpar pais, professora, escola, mídia ou qualquer outro não resolve esse câncer que está consumindo a sociedade e as famílias de hoje, o que resolve seria resgatar a tradição milenar do respeito, dando mais deveres as crianças e menos direitos, basta analisarmos o comportamento infanto juvenil pré e pós ECA, hj não existe respeito, consideração por mais ninguém... como confiar em seres que apenas "respeitam" o que encontra em legislações ou oque é imposto através de leis ou punições para tais infrações, concluo dizendo... não pode ser natural uma criança de 10 anos levar uma arma para a escola, e do nada atirar na professora e em seguida cometer suicídio!!!!!

Veridiana Prina disse...

Tati, concordo com vc, tb acho que devemos dar mais responsabilidade para as crianças e temos tb que parar de achar que devemos protege-las das consequências dos seus atos... as frustrações fazem parte da vida e as coisas não são do jeito que queremos, e se aprendemos isto certo, teremos melhoremos condições de lidar com os problemas, seja da infância, adolescência ou da fase adulta.

Obrigada pela resposta, fico feliz de poder compartilhar minhas inquietações...

Lilian Cesar Ferreira disse...

È colega, os responsavéis se tornaram coitados (pais), nosso tcc nos deixou bem claro a esse respeito, mesmo se fosse o caso de ser psicopatia de quem é a responsabilidade em procurar ajuda dos pais, através do comportamento do filho no dia a dia do filho, mesmo se ambos trabalham ai sim pediir auxilio ao professor, a escola. Da medo mas temos que enfrentar pedindo sempre a ajuda de Deus e sua proteção. beijos.

Cida disse...

Oi Veridiana
Gostei muito das suas considerações.
beijo
Cida

André disse...

na minha opinião, se é que tem a ver com o contexto, mas me fez refletir sobre o assunto, a maioria dos pais confundem educação com criação, ou seja, acreditam que dando de comer, de vestir e colocando o filho na escola ja estão fazendo a parte deles para o desenvolvimento do individuo, o que, no meu ponto de vista, torna-se mais um descaso do que um acompanhamento, oque também me faz pensar que a educação não é vista como prioridade por parte dos pais....

Aline Cristina disse...

Concordo plenamente, com número, gênero e grau!