quinta-feira, 26 de maio de 2011

Apresentação do TCC Limite e autoridade



Segue um breve resumo do trabalho:

Na realização deste trabalho foi possível verificar a relevância do tema para a sociedade e a responsabilidade que cada individuo carrega para que possamos favorecer o desenvolvimento da criança. Segundo Wallon, a criança se desenvolve de forma integral, ou seja, biológica, psicológica, motora e moral. E será o adulto o responsável pela formação moral da criança, será na relação estabelecida com ele que esta começará a enveredar-se pelo caminho das regras e do respeito. Este processo inicia-se com a família, que é o primeiro contato social da criança, seguido pela escola que é o segundo ambiente social a qual a criança frequenta. O desenvolvimento moral da criança é um processo dialógico, por isso é preciso que o adulto tenha uma postura ética e reflexiva sobre seu desenvolvimento.
Desenvolvemos o conceito de Limite baseado nos autores Hobbes, Kant, Durkhein e Piaget, aonde vimos que se trata do valor moral, ou seja, das regras e convenções sociais existentes para que o ser humano possa viver em sociedade, sem que seus parceiros se tornem inimigos. Partindo deste pressuposto limite nada mais é que o respeito às regras, ao outro, o altruísmo. O conceito autoridade foi trabalhado de acordo com os pensamentos de Paulo Freire, que indicou que a melhor forma de proporcionar o desenvolvimento infantil é através da autoridade democrática, que baseia-se no trabalho com as regras, mas também na participação da criança ativamente no processo.


PS: as vezes nem acredito que já acabou.

5 comentários:

Cris disse...

Vcs estão maravilhosas... parabéns

Aline disse...

Adorei a apresentação do TCC, vc mandou muito bem, como sempre, parabéns.

Lilian disse...

Adorei... vcs são demais... espero que o artigo do trabalho saia logo.

Maria Flávia disse...

lixãoooooooooooooooo
tava firmeza
parabens Vê.
representou a turma de marketing
kkkkkkkkkkkkkkkk

AMAC disse...

Por isso que hoje vivemos em meio a uma barbarie, por causa da falta de limites. As pessoas não se respitam mais. É muito importante esta discussão. Sucesso para vcs.

Bjos.