sábado, 26 de fevereiro de 2011

Causos de Ônibus "1"

As vezes fico pensando como o transporte público nos proporciona momentos incríveis, sou uma "utilizadora" assídua, acredito que mais por opção do que por necessidade e muitas vezes que estou dentro do ônibus, trem ou metro tento fazer coisas construtivas, como ler, escrever, dormir... mas algumas vezes confesso que o que faço é literalmente prestar atenção no que não é da minha conta... Isso faz com sinta diversas emoções, como a raiva, a alegria, o altruísmo, a empatia entre outros.

A última ocorreu na quinta-feira passada, estava eu indo bela e tranquila para a faculdade, lendo um livro que estava tão interessante que deixei ele de lado e comecei a prestar atenção na conversa de um casal de amigos que estavam atrás de mim (reparem que eu sei que era um casal de amigos 'realmente o livro era bom'kkkk).
Eles discutiam uma questão ética que se baseava no que se configura a compra de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A garota dizia que tinha uma amiga que havia comprado a dela, pois pagou e não fez nenhuma das aulas de CFC e nem as práticas e recebeu sua carteira, já ela fez todas as aulas, porém quis garantir que não teria nenhuma novidade, então pagou o "quebra" só para não ter surpresas.

Depois disso confesso que sentei debaixo de uma árvore, segurei uma maçã e refleti: Qual é a diferença das duas situações?
Essencialmente as duas situações são iguais, as duas compraram a carta (só que uma foi mais tonta kkk), enfim, mas como é característico do ser humano querer se justificar e sempre prevalecer com a "ética da conveniência", na verdade pensamos que podemos julgar e condenar atitudes alheias, mas em nenhum momento observamos nosso modo de agir e não nos damos conta de que aquilo que digo tanto menosprezar é o que mais faço. Quando isto ocorreu pensei seriamente sobre minha vida e minhas atitudes.
É interessante como em todos os lugares podemos encontrar questões que nos faça refletir sobre a vida, ou seja, é só sensibilizarmos nosso olhar que vermos coisas que provavelmente passaria desapercebido.

Acho que vou protelar a ideia de tirar habilitação, por enquanto o ônibus está servido bem.

Um comentário:

Daiana Nascimento disse...

Nosssssssssssa Veri senti certa maldade neste texto ... rs! Te contei algo exatamente igual ao que me descreveu,

mas na minha história a " tonta" era eu ...

Interessante seu ponto de vista, gostei da idéia de encontrar questões que nos faça refletir em nossa vida.