domingo, 20 de dezembro de 2009

CRIANÇAS, FOLIAS, RAP E CORDEL - TEMPORADA DA BIBLIOTECA MÓVEL ITAPEMIRIM EM CARAPICUÍBA FOI ENCERRADA COM GRANDE ESTILO NA ALDEIA

Durante todo o mês de outubro o Projeto Biblioteca Móvel Itapemirim (unidade Itapemirim) incentivou a leitura para crianças, jovens e adultos em Carapicuíba. O Projeto foi realizado pelo Grupo Itapemirim e pela Prefeitura do Município sob iniciativa da Secretaria da Educação e da Cultura.

Dos 4437 visitantes, entre os horários das 9h30 às 17h00, o público no ônibus biblioteca foi composto em cerca de 90% por crianças de escolas públicas e particulares, ONGs, CAPS Infantil e de comunidades locais.

Cobrindo com alegria quatro pontos da cidade, o Projeto desenvolveu atividades lúdicas com contação de histórias e uma rica programação cultural. Para tanto, 60 voluntários(as) foram mobilizados de diversas instituições de ensino superior da região - ETEC, FALC, FNC, UNIBAN, UNIFIEO e ANHANGUERA -, e também foram ampliadas as parcerias com o 33º Batalhão da Polícia Militar, e com o SENAI, a ONG Igualeunão diretos iguais para todos, OCA e Quilombo Baobá.

Dentre os destaques merecidos pela qualidade de seus trabalhos e integração com a comunidade, estão a Capoeira gingada pelo Grupo Nação Patuá (Mestre Magrão) no Parque do Planalto, dia 10; oficinas, recreação e performances com Lenilda Ladeia no Paturis, dia 12; Sarau e pintura de rosto com Fabiana da Cia. de Arte Balu no Inac, dia 24, e, Crianças, folias, rap e cordel, com a arte-educadora Márcia Regina, em Conversa com a Autora - apresentando o livro “A lenda da Pemba”, e oferecendo oficina de gravura -, e com o cancioneiro Mestre Sr. José Francisco, Rapper Harry Joe e Coral da Escola de Música Tim Maia na Praça da Aldeia, dia 26, encerrando, com chave de ouro, a temporada da Biblioteca Móvel Itapemirim na cidade.

Motivado pela importância do propósito do Projeto e pelo sucesso do mesmo em Carapicuíba, o prefeito Sergio Ribeiro já encaminhou junto à Secretária de Educação Aparecida da Graça Carlos providências para que o município, a exemplo do Grupo Itapemirim, lance o seu próprio Projeto de Biblioteca Itinerante que atenda a população bairro a bairro.









Nenhum comentário: