domingo, 30 de novembro de 2008

O Brasil possui um sistema de ensino????


Coniderando que sistema de ensino seja um conjunto de escolas identificada por rede municipal, estadual e federal, pode-se afirmar que o Brasil possui um sistema de ensino.

Porém se avaliarmos de outra maneira, considerando questões de qualidade e eficiência, enfatizando que sistema é um conjunto de elementos materiais ou idéias que buscam o mesmo objetivo. Neste caso o Brasil possui um "sistema de ensino" falho e ineficiente.

É visivel a toda sociedade que a desigualdade social é uma barreira para o desenvolvimento educacional, pois privilegia poucos com um ensino de qualidade em escolas privadas, inserindo o conformismo e desvalorizando muitos com um ensino podado, massificado e empurrado garganta abaixo pelos alunos.
Não existe uma integração educacional, cada intituição e o governo possuem diferentes intenções, ou seja, cada um com seu objetivo vai buscando-o sem avaliar qual a real necessidade à ser inserida na rede educacional.

Além destes fatos, existe uma massificação da cultura, que despreza o costume e a história sócio-cultural que está inserida, ligada com o desprezo dos profissionais da área que sofrem com a marginalização das escolas e baixos salários.

Todos estes fatores constituem a educação nacional e provocam uma onda de desprepero intelectual em nossa sociedade. Para reverter este quadro é necessário criar politicas públicas de ensino com qualidade e eficiência, integrada com a capacitação dos educadores e um investimento em massa ao incetivo à educação. Isso so se tornará realidade com a cobrança da sociedade e a conscientização da necessidade de transformação.

Nenhum comentário: